16 novembro 2014

É pecado não querer casar?

Olá, Leitores...

Mais uma vez estou por aqui para darmos continuidade a nossa nossa série de estudos sobre Namoro e Relacionamento e hoje vou responder uma das duvidas que mais norteiam os Cristãos da atualidade
Afinal é pecado não querer casar?

Celibato:
O celibato (do latim cælibatus, estado daquele que não é casado ou que é célibe) é, na sua definição literal, o estado de uma pessoa que se mantém solteira.
No entanto, o termo é popularmente usado para descrever uma pessoa que escolhe abster-se de atividades sexuais.

Não há nada de errado na decisão de não se casar. A opção de não se casar e ficar sozinho para Deus tem um ferrenho defensor na Bíblia: Paulo. Portanto, além de não estar sozinha, você está muito bem acompanhada.

Vamos ver o que Paulo diz sobre o assunto:

"Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. " (1Cor. 7:7-8)

E ele continua:

"Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel. Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos." (1Cor. 7:25-29)

O não casar-se, no entanto, tem um objetivo claro. Paulo não sugere que as pessoas não se casem para que possam "curtir a vida" ou "fugir das responsabilidades do casamento" mas para que, solteiros, possam servir melhor ao Senhor.

"E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher." "E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma."
(1Cor. 7:32-33; 35 )


Com isso, podemos concluir que não só é lícito mas também é desejável se manter solteiro quando o objetivo é servir ao Senhor. As pessoas estranham e não entendem porque a maioria das pessoas é vocacionada ao casamento. E tudo que é diferente causa espanto e incômodo.

Deus coloca em nós o querer e nos dá meios de realizar o que desejamos. Se o desejo de ficar solteiro veio de Deus, Ele lhe dará meios de se aperfeiçoar como cristão e abençoar outras vidas através dessa escolha... Não haverá frustração ou arrependimento em sua decisão. E as pessoas à sua volta poderão perceber isso com o tempo.

O ideal é você buscar a vontade de Deus para sua vida constantemente. Se você orar e perceber que a vontade de ficar solteira não vem de Deus mas de medos, traumas ou dúvidas quanto ao casamento, busque em Deus a confiança de que em Cristo você terá um futuro feliz casado.

Se você sente que sua decisão de não se casar é um dom de Deus para você, não há porque temer as críticas que virão. O pensamento de que a pessoa só pode ser feliz casada e com filhos é limitador e egoísta. A mulher e o homem só podem ser felizes com Jesus Cristo. Em Cristo, tudo se aperfeiçoa e as decisões que tomamos quanto ao nosso estado civil devem vir sob a obediência da vontade de Deus para nós, assim como todas as outras decisões para nossa vida.

Não namorar ninguém, nesse caso, é a consequência correta de sua decisão. Não há porque dar falsas esperanças a alguém com quem você imagina, não haverá futuro. Assim, você está no caminho certo. Continue olhando diretamente para Cristo e para a vontade de Deus para você: que a cada dia você seja mais e mais parecido com Ele. Não permita que a opinião alheia interfira nos seu relacionamento com o Senhor e os rumos que sua vida tomará a partir daí.

Lidar com o estranhamento e as críticas das pessoas à sua volta deve ser um aprendizado seu também. Sempre haverá alguém que não compreenderá sua escolha e sentirá muito ao ver "uma pessoa tão bonita, solteira". Com o tempo, as pessoas à sua volta, compreenderão - através de seu testemunho de vida - que você escolheu o melhor caminho: servir a Deus, solteiro, e muito feliz.

Que Deus possa abrir seu entendimento através desse artigo..
Deus te abençoe..


Um comentário:

Deixe seu Comentário aqui